sexta-feira, maio 28, 2010

Viroses, doenças e infecções infantis


O adorável dormiu bom na quarta e acordou com febre e enjoadinho na quinta. Levei no médico e como não havia nenhum outro sintoma: virose, esse diagnóstico difícil de engolir. Acordou hoje, ou melhor não dormiu, ou melhor não dormimos, não comia nada desde ontem 3 horas da tarde e só no peito esquema lanchinho, e ainda gritava quando pegávamos nele, parecendo estar sentindo muita dor. Levei na pediatra dele e o diagnóstico: estomatite herpética aguda, com lesões em amígdalas e rebordo gengival. Tratamento: analgésico, alimentação mais mole e fria e muuuuita paciência. É uma infecção dolorosa e o bebê sofre muito. E é contagiosa! Como é viral, o contágio é direto, principalmente pela saliva. Aí é que veio minha neura: como sou dentista e mais, agora estou trabalhando com crianças, pensei se não sou eu que estou trazendo esses bichos pra casa?! Penso que sou cuidadosa com limpeza de mamadeiras e afins, laagem de mãos, trabalho paramentada, chego e troco de roupa antes de pegar o adorável. Só não tomava banho antes de pegá-lo. Mas pelo sim pelo não vou começar a tomar. Se houver alguma mãezinha que trabalhe na área da saúde ou que tenha alguma experiência a compartilhar, ajude-me a expurgar a minha culpa! Isso é coisa de criança mesmo ou terei que estagiar com o Dr. Bactéria?!!

quinta-feira, maio 20, 2010

Pontos positivos!!!


Semana de Especialização: aula das 08 às 21, correria geral, longe do adorável e assim vamos nós! Pontos positivos:
*Nenê sarou da reação que teve, graças a Deus,a fluidoterapia, aos carinhos de mamy, papai, vovó, babá...
*Está comendo fruta!!!Eba! Devora manga, melão e laranja!!!
* Papai ficou com ele e saiu-se muito bem. Cheguei e o baby estava dormindo feliz em berço esplêndido!
*Está veloz no andador! (Quem diria, eu que abominava o andador e pensei até em vendê-lo já que tinha ganhado...Pois é levei ele na Pediatra e ela disse que esse meu temor de que o andador atrapalha o desenvolvimento motor ou deixa os joelhos tortos é infundado. O único problema do andador é o risco elevado de traumas e quedas, se a criança não for supervisionada. Ele adora, mas eu só deixo pouco tempo, no plano e com alguém grudado.)
*Aprendeu a mostrar a língua e é muito engraçado, mas é claro que eu não vou ficar incentivando, mas choro de rir!!!
*Ele bufa quando está bravo como se estivesse brigando com a gente! Desse tamanho e já está querendo mandar, pode?

Coisa melhor do mundo e chegar em casa mesmo cansada e ver esse porcariinha!!!

quinta-feira, maio 13, 2010

Febre!


O adorável tomou ontem a vacina contra febre amarela e teve febre a noite toda, mesmo tomando tylenol. O braço inchou e ficou arroxeado. É assim mesmo? Não gosto de vê-lo assim descaidinho e xué...

sábado, maio 08, 2010

Gratidão!


Meu segundo Dia das Mães, primeiro com o adorável nos braços. Nessas duas últimas semanas um fato muito complicado aconteceu em Goiânia: duas mães tiveram os seus bebês trocados na maternidade e destrocaram agora após um ano e dois meses. Não pude deixar de acompanhar o caso e me colocar no lugar dessas mãezinhas. Só de imaginar o meu peito parecia que iria arrebentar de tanta dor (a ponto de dizer com toda segurança que eu não destrocaria meu bebê de jeito nenhum!). Eu acredito que nada é por acaso e sendo assim deve haver uma razão para tudo isso, embora pareça ser tão cruel e imcompreensível. Mas, por que estou comentando isso? Simplesmente porque esse triste fato me fez pensar em quantas mães podem não estar tendo um feliz dia das mães... O meu sentimento é de profunda gratidão:primeiramente por tido uma mãe que foi decisiva na minha formação moral,e todo o meu referencial de como uma mãe deve ser. Depois por nunca ter me faltado mães por acréscimo ou substituição (madrinha, vó, amigas, tias). Por ter todos os recursos imagináveis para receber um serzinho em meus braços.No tempo certo, com o amor certo, com a saúde ok. Por ter tido condições de me preparar para esse momento fisicamente, emocionalmente, financeiramente. Por ter preparado um quartinho, roupinhas, bichinhos,e todos os mimos para o primogênito(Vi na TV tb uma mãe moradora de rua com dois bebês que só trocam de fralda uma única vez em 24 horas...).Por meu filho ser saudável, com todas as manhas, choros e desafios que um bebê pode oferecer. Por tudo isso e muito mais só tenho a agradecer a Deus e pedir que envolva o coração de todas as mães que talvez não tenham tido as mesmas oportunidades, ou estejam passando por momentos difíceis como eu poderei passar. Que a todas as mães nunca falte o maior presente de todos que é o amor de seus filhos e a certeza da grande missão que Deus nos confiou.
Feliz Dia das Mães a todas!!!

terça-feira, maio 04, 2010

O melhor amigo!


Incrível como o homem define o seu melhor amigo desde bebê: piupiu, pênis, pintinho ou qualquer outro apelidinho carinhoso. Pois é, o Igor já tem uns dois meses que descobriu o seu apetrecho. Só que agora é só tirar a fralda dele que a mão vai direto, e puxa e estica que quase arranca! É uma verdadeira adoração, sem contar a testosterona que já deixa o bichinho acordado( Confesso que levei o maior susto quando vi a primeira vez, apesar de já ter lido bastante sobre o assunto!). O Pai para o meu desespero acha o máximo e solta logo aquela pérola odiada:"Esse é meu filho, mato-grossesnse do côco roxo!" Êita machismo infame! Queria ver se fosse uma menina!
Mas,falando sério... eu quero muito conduzir bem o desenvolvimento da sexualidade do meu filho par que ele não banalize no futuro e principalmente para que saiba valorizar os sentimentos das pessoas com quem vier a se relacionar. Tarefa árdua, poi é remar contra a maré da família, da mídia, do senso comum. Enfim, tomara que meu baby adore o seu amiguinho, mas adore mais ainda o seu cérebro, o seu coração e os alheios!