quarta-feira, setembro 29, 2010

Traumatismo dentário: o que fazer?


Semana passada estávamos tomando café-da-manhã na cozinha, o Igor engatinhando e meu marido foi brincar com ele de pegar e deu uma leve empurrada no bumbum dele. E o que aconteceu?? O menino caiu de boca e traumatizou os incisivos centrais superiores e cortou o lábio. Pensa na minha ira! Depois logicamente até me arrependi de ter soltado os cachorros no marido porque assim como eu ele também estava nervoso com a situação e pior ainda, sentindo-se culpado. Um dia ainda consigo controlar 100% os meus impulsos!
Depois daquele minuto básico de apavoramento, me dominei e examinei a boquinha do pequeno. Os dentinhos estavam com um discreto sangramento na gengiva e levemente abalados. O lábio com um corte pequeno e inchado feito lutador de boxe depois do nocaute. Apliquei gelo que só vale nesse momento inicial e como sabia que tinha sido somente uma subluxação (tipo de trauma que afeta as estruturas de suporte, mas não requer na maioria dos casos imobilização dos dentes)as orientações foram:
* Alimentação pastosa e mais fria.
* Higienizar a região com gaze embebida em Periogard.
* Remover chupeta e mamadeira ( isso é o ideal, nem sempre o real)
Esse dentinho deverá ser acompanhado enquanto estiver na boca.

Para as mamães que passam por isso, e se não passaram ainda vão passar possivelmente, pois uma a cada três crianças com dentes de leite podem bater a região da boca quando caem ou se chocam com algum objeto ou criança.

O que fazer quando seu filho machuca a região da boca ou os dentes?
Procure ficar calma e acalme a criança.
Vá ao dentista que cuida do seu filho ou ao consultório mais próximo.
Tente localizar o dente, caso ele nào esteja na boca e leve-o ao consultório em um frasco com soro ou leite. Não o pegue pela raiz.
Confie no profissional. Ele saberá orientar e acompanhar o caso.
As consultas de controle são muito importantes. Em casos de acidentes severos o ideal é levar a criança a um pronto-socorro médico.

O que pode acontecer?
Dor.
Edema (inchaço).
Abcesso (formação de pus).
Descoloraçào (mudança de cor).
Consequências na dentição permanente.

E como prevenir?
Um pouco difícil até os três anos, já que não se deve restringir os movimentos da criança. Portanto evite tapetes, chão molhado e use sapatinhos adequados nos pequenos!
No mais, reze e faça muita Yoga pra manter a calma!

Fonte: Odontopediatria na Primeira Infância- Maria Salete Nahás P. Corrêa

Um comentário:

Natália disse...

Nossa super complicado, imagina o desespero.. do bebê, do papai culpado e da mamãe....
Uma vez aconteceu isso com a Bianca, ela bateu a boquinha no berco.. saiu um pouco de sangue mas logo passou.. ate o choro nao demorou...
Mas e um desespero total