terça-feira, agosto 31, 2010

Reciclagem!


Creio que faz parte do cotidiano de nós, mamães modernas, ler, googar, trocar figurinhas e tudo o mais que possa nos informar sobre os nossos filhotes. Pois é, desde a gravidez devoro vorazmente todo tipo de informação sobre bebês: de higiene a comportamento, passando por cólicas e papinhas. Mas eis que o bebê cresceu e do alto do seu 1 aninho começou a desafiar o conhecimento de sua mamãe. Mama menos, às vezes não quer comer, joga tudo no chão, inclusive se joga no chão (isso mesmo: BIRRA!!!), dá um upa pra vestir roupa! O que fazer??? Ler mais!!! A teoria é o que salva quando nos defrontamos com a prática!
E nessa busca desesperada (desesperada mesmo! Esperei o baby dormir e fui correndo na livraria, com o shopping fechando as portas!)encontrei dois livros interessantes para uma reciclagem. Crianças de 1 a 3 anos: manual do proprietário, que não traz muitas coisas extraordinárias, mas tem uma linguagem bem divertida e informações simples, mas que fazem a diferença. Por exemplo: uma criança de 1 ano precisa de somente 900 a 1200 calorias por dia! Ou seja, isso é muuuuito pouco, e por isso não precisamos nos descabelar para forçá-los a comer!
O outro livro é Por dentro da cabeça do seu filho, que mostra como entender a mente infantil e educar sem conflitos. Vale a pena conferir!

segunda-feira, agosto 23, 2010

A festa de 1 aninho!






Bom, sei que não postei nada sobre os preparativos, mas vou atualizar tudooooo!
Primeiro: não deixem pra ver o local de última hora. Eu olhei 4 meses antes e não consegui a data que eu queria no salão de festas do meu condomínio. Veja bem a concorrência!!!
Segundo: Invista numa animação para as crianças. Foi tudo de bom para elas e para os pais.
Terceiro: eu consegui remar contra a maré e fazer a festinha do Igor sem bebida alcóolica! As pessoas diziam que ia ficar uma situaçào chata, que o povo ia sair da festa pra comprar, que ia ficar parecendo que eu economizei demais... Não dei idéia e insisti. Pra mim não combina aniversário de criança e álcool! Logicamente que alguns sairam falando que iam embora mais cedo porque não tinha cerveja, mas fazer o que ? Adeus, bye, beijo me liga! E mesmo assim a festinha durou 4 horas na maior animação!
Quarto: consegui economizar muito fazendo os doces de copinho que é moleza e as lembrancinhas. Copiei várias idéias da net e dos blogs! Valeu!
Quinto: eu, no meu aniversário de um ano amanheci com sarampo! O Igor estava com febre, por isso não se desgrudou da chupetae estava com a carinha descaída. Mas era só reação à vacina tríplice viral! Ufa!
No mais foi ótimo! Fiz questão de comemorar esse primeiro aninho, mesmo apertando daqui e dali e mesmo ele não curtindo muito ainda. Só quem tem filhos é que sabe o que é esse primeiro ano! Chegar até aqui é uma vitória! É cruzar a linha de chegada em primeiro lugar sem saber o caminho ao certo!
Quem não puder fazer uma festa, faça nem que seja um bolo, um almoço, mas comemore!!! Essa comemoração tem gosto de formatura para os pais!
Vejam as fotinhas da fazendinha do Igor!

segunda-feira, agosto 09, 2010



Amanhã meu adorável Igor faz um aninho! Já sensibilizada por ter passado o dia em aula, sendo que saí de casa e o deixei dormindo e cheguei ele já está dormindo, é que vim no carro fazendo uma retrospectiva. Agora entendo a emoção das mães blogueiras na véspera desse dia tão especial... Pensar na expectativa que eu estava há um ano atrás. Um sentimento de ansiedade, desconforto com a reta final da gravidez, um medinho da hora H do parto,e um monte de interrogações a povoar a minha mente.Um ano que merece ser festejado tipo casamento indiano que dura sei lá quantos dias!Chegar até aqui não é coisa simples de se fazer. Não recebi manual de instruções, por mais que leia e consulte o Dr. Google, parece que estou num laoratório constantemente, experimentando, tentando, descabelando no melhor estilo cientista maluca! Sem falar na avalanche hormonal capaz de pirar qualquer cristã. Realmente, nasceu a criança, nasceu uma mãe e nasceu a culpa. E não meramente perfeccionismo, é vontade visceral de acertar, de fazer o 100% que estiver ao meu alcance para que essa criaturinha seja feliz, bem educado, amado na medida certa e desenvolve toda a sua potencialidade.
Lembro-me vagamente de alguém dizer que a vida mudaria. Mudaria ou revolucionaria, tipo mil revoluções por minuto? Eu acredito piamente que toda revolução transforma pra melhor, embora revolva tudo! Mas posso compreender com menos estranheza o que eu vi naquele programa The Mom Show, da Fox eu acho... Bom, a apresentadora falava que depois do nascimento das filhas tudo perdeu a graça: sair com o marido ou com os amigos, viajar, se divertir, comer aquela coisa gostosa que você tanto gosta, enfim. Qualquer coisa que se faça sem eles perde um pouco da graça, parece que está faltando alguma coisa. Nào que eu ache que a relaçào mãe e filho tenha que ser simbiótica, apesar de ainda estar na busca desse equilíbrio de individuaçào, não é isso. É que nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, não é mesmo?
Mas pode ser e é muito melhor, a cada dia melhor!
Filho, quero que saiba que sua mãe agradece do fundo do coração você ter topado essa parceria! Estou me esforçando para cumprir o nosso combinado: fazer de nós, seres melhores. A sua parte você já está cumprindo, viu? Que deus abençoe esse nosso encontro de almas, e que nunca falte sabedoria, discernimento e perseverança. Porque amor tem de sobra!!!

quarta-feira, agosto 04, 2010

Atualizações! Parte I- o bebê


Estou totalmente em desacordo com a minha proposta inicial de relatar aqui o desenvolvimento do meu adorável. Tentando remediar a situação, vamos para as atualizações:
Igor está prestes a completar um aninho daqui a seis dias! Continua branquelo, com aquele sorrisão largo mostrando os incisivos centrais inferiores e os superiores que acabam de se mostrar. O lateral inferior já está querendo apontar também. Está salivando horrores e mordendo tudo o que vê! Está magrinho e comprido como era de se esperar, a ponto das calças ficarem pega-marreco e largas na cintura (conheço bem esse sofrimento), tipo visual skatista! Já cortou o cabelo duas vezes e eles estão com aquele tom castanho claro, como eram os meus! Aliás choquei a mente ao pegar uma foto minha esses dias e constatar que o Igor que era a lata do pai está ficando cada vez mais parecido comigo! Choquei mais ainda de ver o quanto ele está a cara do meu irmão Diogo quando tinha a mesma idade! Que genética grude essa dos Bessa! Já descobri que ele é alérgico também a picada de insetos, além de poeira, mofo, alergia de pele. Aliás fiquei os primeiros dias da minha semana de férias fazendo uma mega faxina no quarto dele e MEODEUS, tinha tanta poeira que tem razão do menino viver no Alegra! Cheguei a conclusão que diarista só limpa o que pode ser visto, bem no estilo o que os olhos não vêm o nariz não sente! Coitado do Adorável!
Ele adora peta, danoninho (come três de uma vez!), banana então, é um macaquinho! Já está comendo a comida da casa, só que bem molhadinha, mas às vezes ainda faço sopinha e ele adora! AH! Detestou purê e fígado(o que eu agradeci internamente, pois não suporto nem o cheiro)! Já passei essa semana do Nestogeno 2 para o Ninho e ele nem deu fé! Oba, o bolso da mamãe agradece!
Está cada vez mais esperto! Suas brincadeiras preferidas são correr da mamãe (Não, ele ainda não está andando! Ele corre quando o seguramos pelos bracinhos. Engatinha de um jeito muito peculiar e engraçado, arrastando um perninha e de peixinho vai pra trás que é uma beleza!), esconder o rosto em qualquer coisa, apertar minha barriga ( o que me leva a crer que ela está bem mais saliente do que eu gostaria, ou será que ele está recordando sua antiga casa?). Os brinquedos preferidos adivinhem: bola, carro, moto e a cadeirinha falante. Agora me diga como um serzinho desses já nasce sabendo chutar uma bola?!! Gosta também de tudo que não seja brinquedo como os enfeites da geladeira, garrafa de pitchula, etiquetas de roupa, pote de lencinho umedecido, enfim! Ama o Louro José!
É impressionante o quanto ele gosta de música e tem uma percepção enorme para sons. Se ouvir uma musiquinha, nem que seja a abertura da novela ele pára o que estiver fazendo e fica vidrado! Esses dias eu coloquei o DVD acústico do Kid Abelha pra dar um relax e ele não queria saber de mais nada, só de ficar babando no violão. E tem mais essa, ela curte o som dos instrumentos muito mais do que da voz! Desde a minha gravidez eu colocava música pra ele e sempre cantei pra ele desde que ele nasceu. Será que é isso ou é uma aptidão inata? AI, seria minha realização (olha a projeção da mãe...
No quesito desenvolvimento da linguagem, concordo com a pediatra dele. Segundo ela os bebês preguiçosos para se locomover, aprendendem a conseguir as coisas no grito, ordenando todo mundo para conseguir o que querem, e por isso desenvolvem a fala mais rápido. O Igor já fala mamã, babá (que é papai!), bobó, aua (água), nenê, bô ( acabou), mamá e sons que só ele entende claro! E tem a voz grossa, muito engraçado!
Agora a pior parte: continua com o sono muito instável. Tem dias que acorda mais de sete vezes e dorme a noite toda praticamente no meu colo. Sono muito leve que acorda com os passos do vizinho. Estou estudando mais sobre isso e posto depois..
Quanto a festinha de um aninho, será dia 21, tema Fazendinha e já está quase tudo pronto. Também farei um post só sobre a festinha!
No mais eu só tenho a agradecer por ter um filho saudável, que está se desenvolvendo normal, sapeca e dando um trabalho enorme de bom como deve ser!
Estou rezando de coração para o Theo, para o Pablo da Beri e para todos os bebês, mamães e papais que passam por momentos tão difíceis. Gratidão: a segunda maior virtude. A primeira: solidariedade!