sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Todo esforço será compensado!


Hoje estava refletindo nos grandes esforços feitos da gravidez até agora. Esforço de carregar aquele barrigão, esforço de parir, esforço de passar noites em claro, esforço de amamentar a cada duas horas,etc e tal. Sei que devem estar pensando que mãe loca é essa que acha a maternidade um sacrifício?
Não, não é isso! Apesar de que o cansaço às vezes é real. Mas é que hoje me senti especialmente ridícula por vez ou outra me achar uma heroína por esses pequenos esforços escolhidos e previstos, é claro. É que o meu adorável aprendeu a dar tchau. Mas é um tchau ainda tão descordenado que revela todo o esforço em erguer levemente o bracinho,coordenar aquela diminuta mãozinha e girá-la desengonçada e graciosamente. E repetir várias vezes como quem diz: Olha só a minha conquista.
Parei para pensar então no esforço real que é para os bebês o próprio desenvolvimento.
O esforço da respiração ao nascer. O esforço de vencer a gravidade e sustentar a cabeça. O esforço de aguçar os sentidos. O esforço de coordenar a musculatura para virar de lado, para erguer o tronco quando de bruços. O esforço para mamar- como ficam suados! O esforço de conhecer uma luz diferente, uma temperatura diferente, sabores diversos.
E o mais incrível é a alegria que eles ficam e aquela carinha expectante parecendo ansiar a nossa aprovação.
Meu filho amado, os seus grandes esforços me mostram quão pequenos são os meus. E que ainda que fossem significativos valeriam muito a pena só pelo prazer de ver esse seu tchauzinho mais lindo e desengonçado do mundo!
Deus abençoe todos os nossos esforços para que sejam sempre compensados!!!

Um comentário:

Fabi da Juju disse...

Puxa Ca...

Que post maravilhoso, acho que o melhor que já escreveu...me sinto assim amiga...todo esforço não chega perto da alegria que sinto por ter gerado um ser tão unico e perfeito.

Bjus