
Hoje estava refletindo nos grandes esforços feitos da gravidez até agora. Esforço de carregar aquele barrigão, esforço de parir, esforço de passar noites em claro, esforço de amamentar a cada duas horas,etc e tal. Sei que devem estar pensando que mãe loca é essa que acha a maternidade um sacrifício?
Não, não é isso! Apesar de que o cansaço às vezes é real. Mas é que hoje me senti especialmente ridícula por vez ou outra me achar uma heroína por esses pequenos esforços escolhidos e previstos, é claro. É que o meu adorável aprendeu a dar tchau. Mas é um tchau ainda tão descordenado que revela todo o esforço em erguer levemente o bracinho,coordenar aquela diminuta mãozinha e girá-la desengonçada e graciosamente. E repetir várias vezes como quem diz: Olha só a minha conquista.
Parei para pensar então no esforço real que é para os bebês o próprio desenvolvimento.
O esforço da respiração ao nascer. O esforço de vencer a gravidade e sustentar a cabeça. O esforço de aguçar os sentidos. O esforço de coordenar a musculatura para virar de lado, para erguer o tronco quando de bruços. O esforço para mamar- como ficam suados! O esforço de conhecer uma luz diferente, uma temperatura diferente, sabores diversos.
E o mais incrível é a alegria que eles ficam e aquela carinha expectante parecendo ansiar a nossa aprovação.
Meu filho amado, os seus grandes esforços me mostram quão pequenos são os meus. E que ainda que fossem significativos valeriam muito a pena só pelo prazer de ver esse seu tchauzinho mais lindo e desengonçado do mundo!
Deus abençoe todos os nossos esforços para que sejam sempre compensados!!!
Um comentário:
Puxa Ca...
Que post maravilhoso, acho que o melhor que já escreveu...me sinto assim amiga...todo esforço não chega perto da alegria que sinto por ter gerado um ser tão unico e perfeito.
Bjus
Postar um comentário