quarta-feira, setembro 29, 2010

Traumatismo dentário: o que fazer?


Semana passada estávamos tomando café-da-manhã na cozinha, o Igor engatinhando e meu marido foi brincar com ele de pegar e deu uma leve empurrada no bumbum dele. E o que aconteceu?? O menino caiu de boca e traumatizou os incisivos centrais superiores e cortou o lábio. Pensa na minha ira! Depois logicamente até me arrependi de ter soltado os cachorros no marido porque assim como eu ele também estava nervoso com a situação e pior ainda, sentindo-se culpado. Um dia ainda consigo controlar 100% os meus impulsos!
Depois daquele minuto básico de apavoramento, me dominei e examinei a boquinha do pequeno. Os dentinhos estavam com um discreto sangramento na gengiva e levemente abalados. O lábio com um corte pequeno e inchado feito lutador de boxe depois do nocaute. Apliquei gelo que só vale nesse momento inicial e como sabia que tinha sido somente uma subluxação (tipo de trauma que afeta as estruturas de suporte, mas não requer na maioria dos casos imobilização dos dentes)as orientações foram:
* Alimentação pastosa e mais fria.
* Higienizar a região com gaze embebida em Periogard.
* Remover chupeta e mamadeira ( isso é o ideal, nem sempre o real)
Esse dentinho deverá ser acompanhado enquanto estiver na boca.

Para as mamães que passam por isso, e se não passaram ainda vão passar possivelmente, pois uma a cada três crianças com dentes de leite podem bater a região da boca quando caem ou se chocam com algum objeto ou criança.

O que fazer quando seu filho machuca a região da boca ou os dentes?
Procure ficar calma e acalme a criança.
Vá ao dentista que cuida do seu filho ou ao consultório mais próximo.
Tente localizar o dente, caso ele nào esteja na boca e leve-o ao consultório em um frasco com soro ou leite. Não o pegue pela raiz.
Confie no profissional. Ele saberá orientar e acompanhar o caso.
As consultas de controle são muito importantes. Em casos de acidentes severos o ideal é levar a criança a um pronto-socorro médico.

O que pode acontecer?
Dor.
Edema (inchaço).
Abcesso (formação de pus).
Descoloraçào (mudança de cor).
Consequências na dentição permanente.

E como prevenir?
Um pouco difícil até os três anos, já que não se deve restringir os movimentos da criança. Portanto evite tapetes, chão molhado e use sapatinhos adequados nos pequenos!
No mais, reze e faça muita Yoga pra manter a calma!

Fonte: Odontopediatria na Primeira Infância- Maria Salete Nahás P. Corrêa

"Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura."


Está um pouco difícil conciliar o tempo para escrever, queria saber como a minha irmã faz para postar todos os dias, mas para mim, uma pessoa-mãe-esposa TDAH (aliás isso é assunto para um outro post!)eu simplesmente não estou conseguindo! Mas enfim!
Quanto ao sono do adorável, comemorei antes da hora.. Acho que não deu muito certo o método de deixar chorar. No começo, leia-se 2 noites foi maravilha, até ele descobrir que acordando de madrugada eu vou até o berço. E vou te contar, bem que tentei deixar chorar em plenas 3 horas da madruga, mas esperei uns 40 minutos e nada! Tendo que acordar 05:30 no outro dia, pensei "Não vai rolar"! E sinceramente não achei muito justo com ele, porque era minha semana de curso, em que eu tenho aula o dia todo, às vezes até à noite, saio com ele dormindo e volto com ele quase dormindo. Como dizia Che Guevara "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."
Mas o bom é que passei a observar melhor algumas coisas que poderiam estar atrapalhando o sono dele e descobri algumas: calor e fome! Pasmem! Ele mama às 20 horas antes de dormir e eu sempre deixei pra dar outra mamadeira às 6 da manhã, até mesmo porque não sou a favor de mamada noturna (nào dá pra escovar os dentes dele) e todo mundo diz que se nós não precisamos comer durante a noite, eles também não. Mas resolvi fazer um teste e dei uma mamadeira às 3 da madruga, quando ele geralmente acorda. E o resultado foi que ele dormiu até quase 8 horas da manhã. Pode ser coincidência com o surto de crescimento que ele está passando, pode ser por estar brincando mais, não sei... mas vou estar mais atenta!
Outra coisa muito boa é que minha irmã e minha sobrinha Isabella estão aqui em Goiânia e tem sido muito legal a convivência entre os primos, apesar de toda a correria e das rotinas um pouco diferentes dos dois. Minha irmã tinha o maior medo do Igor não reconhecer ela e nós também achávamos que a Bebella não ia nem tchum pra gente. Mas acho que não corremos esse risco. Pode até rolar uma estranheza no início, mas é superável!
Coisas fofas do adorável:
* quando estamos indo pra casa da minha mãe tem uma subida e logo em seguida um curva que vai dar na casa dela. Quando estamos na subida ele começa a gritar e sacudir os bracinhos! Coisa mais fofa!
* Ele começou a querere ver o mundo na vertical, o SR. preguiça! Já está ficando de pé! Eba!
*Está hiper comilão!E aprendeu a tomar mucilom de caixinha no canudinho!

Tá bom, eu sei! Isso tudo só é fofo pra mãe babona aqui! Mas é muito bom!

quinta-feira, setembro 09, 2010

Que tortura!

MêoDEUSU! Estou tremendo e com o coração disparado até agora... Não é novidade pra ninguém que o Igor sempre teve o sono péssimo, muito leve, tipo Tele-Sena. E também não é novidade para ninguém, nem pra mim que o método mais comum e divulgado para disciplinar o sono da criança é deixar chorar até ela dormir, certo? Sim! Mas, por absoluta falta de coragem eu demorei um ano e um mês para entender isso! Tentei tudo: acalmar o ambiente, luz azul, música orquestrada, ventilador, ar-condicionado, dar banho, dar mamadeira, massagem, fraldinha de estimação, cantar, estorinhas, enfim! Esgotei o repertório! E hoje, por uma simples questão de sanidade mental e harmonia familiar decidi deixar ele chorar. Que tortura, Meu Deus! Ele soluçava, gritava aiaiai, parecia que ia sufocar. Quase morro! Mas aguentei firme! E sabe quanto isso durou? Sete minutos... Ah! se eu soubesse! Ops, melhor não cantar vitória tão rápido! Mas já valeu pra me deixar segura de que funciona. Tuuudo de bom: fim do corretivo facial tripla aplicação!!!
Ah, amanhã minha irmã chega de Londres com minha mega-fofa sobrinha Isabella! Pensa! Os priminhos brincando e se divertindo 20 dias!
Para comemorar os 13 meses do adorável amanhã, fotinhas!!!